TOMADAS INDUSTRIAIS: CONHEÇA 5 CARACTERÍSTICAS

Você sabe o que são conectores industriais e plugues industriais?

 

Já ouviu falar sobre a importância da escolha correta desses itens para a instalação elétrica do local?

 

Você sabia que as tomadas utilizadas em ambientes domésticos não possuem as mesmas especificações e normas das tomadas direcionadas à indústria?

 

Se você não sabia, absolutamente, nada sobre isso, você entenderá agora alguns aspectos importantes sobre esse assunto e o que é necessário analisar para fazer uma boa aquisição, assegurando qualidade e segurança na instalação industrial.

 

Continue a leitura deste artigo e confira!

 

QUAIS PONTOS DEVO CONSIDERAR PARA A MINHA INSTALAÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL?

Em primeira instância, você deve entender que plugues industriais e conectores industriais são itens usados para alimentar a fonte de energia destinada aos equipamentos e às máquinas no ambiente industrial.

 

Toda a produção de uma indústria está ligada ao bom funcionamento dos maquinários, as quais devem estar exercendo suas funções ininterruptamente. Afinal de contas, o ditado “tempo é dinheiro” e a frase “máquina parada é prejuízo” são aplicadas fielmente ao campo da indústria.

 

Imagina o prejuízo de uma máquina que, por algum motivo, ficou parada por algumas horas?

 

Nesse sentido, é preciso assegurar que esse motivo não seja falta de cuidados durante o processo de escolha.

 

Considere pontos como:

 

  • Fiação elétrica: você deve pensar se precisa de um cabo flexível, de um cabo PP, de um cabo paralelo, se prefere uma fiação aparente ou não, como essa fiação será protegida, entre outros;

 

  • Aparelhos conectados: é necessário levar em consideração quais e quantos aparelhos serão conectados àquela tomada industrial, para evitar problemas como curtos-circuitos, incêndios pequenos e outros problemas de segurança;

 

  • Particularidades de cada item: tanto as máquinas ou aparelhos a serem conectados a uma fonte de alimentação quanto os plugues e conectores industriais (que levam energia) possuem determinadas especificações de uso;

 

  • Normas: é interessante, sempre, ficar atento às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as quais devem ser cumpridas e seguidas fielmente, haja vista que são regulamentos que visam a promoção da segurança das instalações elétricas industriais;

 

Lembre-se: as normas voltadas à tomada industrial estão abrangidas na NBR IEC60390.

 

Tipos de instalação: existem três tipos de tomadas industriais a serem instaladas, isto é, as tomadas de sobrepor, as tomadas de embutir e as tomadas de acoplamento.

 

5 CACTERÍSTICAS DAS TOMADAS INDUSTRIAIS

1-   FORNECEM MAIOR AMPERAGEM (A)

 

Você sabia que a capacidade de energia elétrica fornecida pelas tomadas industriais é bem superior ao fornecimento de energia das fontes de energias dos ambientes residenciais?

 

Isso ocorre devido às particularidades e as necessidades das indústrias em trabalharem com correntes maiores, haja vista os equipamentos, aparelhos e máquinas ali conectados aos plugues e conectores industriais, os quais devem funcionar para produzir de forma constante e ágil.

 

Enquanto em locais residenciais a amperagem está entre 10A e 20A, nas indústrias as tomadas variam entre 16A e 125A.

 

2-   POSSUEM ALTA RESISTÊNCIA AO IMPACTO

 

As tomadas industriais possuem uma resistência ao impacto bem grande, possuindo propriedades que ajudam na diminuição do desgaste e propriedades anti-estáticas que evitam faíscas e descargas no operador.

 

Além disso, possuem características que ajudam na maior resistência aos óleos em geral, ao petróleo, aos ácidos e alcalinos, entre outros.

 

3-   TEMPERATURA DIFERENCIADA

 

Os plugues industriais e os conectores industriais devem ser capazes de suportar uma variação de temperatura bem alta.

 

Nesse sentido, a temperatura suportada pelas tomadas industriais pode variar de 30 graus negativos a 140 graus positivos (- 30°C a 140°C).

 

 

4-   ESPECIFICIDADES NOS TERMINAIS

 

Os terminais das tomadas industriais devem ser do tipo: terminal de terra isolado, levando em consideração maior segurança e qualidade. Além disso, os terminais devem ser claramente marcados.

5-    ESPAÇAMENTO DIFERENCIADO

 

Você sabia que é necessário deixar o máximo de espaço para a ligação adequada dos cabos?

 

Esse espaço é importante para garantir a segurança, a qualidade e aspectos como flexibilidade, diâmetro, dilatação, entre outros.

 

CONCLUSÃO

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre as características sobre as tomadas industriais, está na hora de fazer a sua aquisição de plugues industriais e conectores industriais.

 

Para essa finalidade, procure um fornecedor de confiança e com um atendimento diferenciado ao setor industrial no Brasil, como a Ballast, por exemplo, que oferece todo o suporte necessário e qualidade dos produtos.

 

Se você gostou deste artigo, compartilhe agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *