Medir o ROAS (retorno do investimento em publicidade) pode ser uma ferramenta altamente valiosa para rastrear e quantificar o sucesso de suas campanhas publicitárias.
Ele pode ajudar você a determinar quanta receita seus anúncios estão gerando, se seus anúncios estão direcionando efetivamente o tráfego para seu website e se valem ou não o investimento.
Como profissional de marketing, a capacidade de medir e analisar o sucesso de uma campanha é uma habilidade vital.
A maioria das pessoas está familiarizada com o conceito de ROI (retorno sobre o investimento), mas você tem clareza sobre o que é ROAS e como métricas de rastreamento como essa podem melhorar sua estratégia e ajudá-lo a criar campanhas publicitárias mais bem-sucedidas? Se não, então você veio ao lugar certo!
O que significa ROAS?
O ROAS (retorno do gasto com anúncios) é uma métrica usada pelos profissionais de marketing para medir a receita gerada por uma campanha publicitária.
Essencialmente, é um método para avaliar quantitativamente o desempenho de uma campanha publicitária e estabelecer se está ou não proporcionando um ROI satisfatório.
Mas, enquanto o ROI mede o panorama geral em termos do retorno total de um investimento, o retorno do investimento em publicidade se concentra em métricas específicas de desempenho da campanha publicitária.
O objetivo do ROAS é ajudar as empresas a estabelecer quais técnicas de marketing funcionam melhor e quais campanhas de publicidade digital causam maior impacto.
Também ajuda os departamentos de marketing a criar estratégias e campanhas mais eficazes para que os orçamentos possam ser definidos e as campanhas futuras sejam mais eficientes.
Como calcular o ROAS
Esta é a equação para calcular o ROAS.
Receita Gerada por Anúncios / Custo de Anúncios.
Por exemplo, se você ganhasse R$ 100 para cada R$ 10 gastos em um anúncio, seu ROAS seria 10:1.
Embora esta fórmula possa parecer simples, há algumas coisas que você precisa ter em mente.
Em primeiro lugar, calcular o custo de um anúncio às vezes pode ser complicado.
Você precisa levar em consideração o custo do lance do anúncio, o custo da mão de obra do tempo necessário para criar o anúncio, os custos do fornecedor e as comissões dos afiliados.
Você também precisa medir com precisão suas conversões e métricas de vendas ao calcular a receita gerada por seus anúncios.
Métricas importantes incluem o custo médio por clique, o número total de cliques, o custo médio por mil impressões e o número de impressões realmente compradas. É importante tornar esses números o mais preciso possível.
O que é um bom ROAS?
Estritamente falando, não existe um ROAS “bom”. Se é aceitável ou não, dependerá de suas margens de lucro, taxa de investimentos, orçamentos de publicidade, despesas operacionais e a saúde geral do seu negócio.
Se sua estratégia de negócios estiver focada no crescimento, você provavelmente poderá arcar com custos de publicidade mais altos.
O ROAS que funciona para você também dependerá de seus objetivos de negócios. Por exemplo, se seu objetivo principal for aumentar o reconhecimento da marca, será muito difícil quantificar o sucesso de seus anúncios em termos financeiros.
Nesse caso, um ROAS baixo não significa necessariamente uma campanha publicitária ineficaz.
Como melhorar o ROAS
Depois de definir seu ROAS e seus objetivos de marketing de curto e longo prazo, você precisa aproveitar esse número e melhorar o sucesso de suas campanhas publicitárias.
Existem várias técnicas que podem ajudá-lo a conseguir isso. Vamos dar uma olhada em algumas das estratégias mais eficazes para melhorar seu ROAS.
Otimize suas páginas de destino
É muito bom criar uma estratégia de marketing eficaz, mas se o seu site ou página de destino ficar aquém, é uma perda de tempo direcionar o tráfego para lá.
Aproveite esta oportunidade para otimizar suas páginas de destino para melhorar a experiência do usuário e aumentar essas conversões tão importantes.
Dê uma olhada objetiva em seu site do ponto de vista de um visitante. É fácil de ler e navegar? Seu conteúdo é informativo e envolvente? Sua mensagem é clara? Está de acordo com o conteúdo usados em seus anúncios?
Por exemplo, se você estiver anunciando um desconto ou oferta específica em sua campanha publicitária, é fácil para um usuário encontrar informações relevantes em sua página de destino?
Refine sua segmentação por palavras-chave
Outra ótima estratégia para melhorar seu ROAS é analisar o uso de palavras-chave. Isso é especialmente útil se você não atualiza seu site ou páginas de destino há algum tempo.
Suas palavras-chave correspondem aos seus produtos ou serviços? Você está usando as palavras-chave de cauda longa certas para atrair tráfego de alta qualidade com maior probabilidade de conversão?
Se você estiver usando PLAs (anúncios da lista de produtos), as descrições de seus produtos são relevantes e específicas?
Use estratégias de otimização da taxa de conversão (CRO)
A estratégia final para melhorar o ROAS que veremos aqui é usar estratégias de otimização da taxa de conversão (CRO).
Se você não está familiarizado com as estratégias de CRO, basicamente significa usar estratégias específicas focadas em otimizar o caminho da conversão.
Por exemplo, você pode notar que 30% dos visitantes do seu site abandonam o carrinho de compras antes de finalizar a compra.
Seu trabalho é descobrir por que eles não estão concluindo a jornada do comprador e fazendo uma compra de você. O seu processo de checkout é amigável? Você oferece suporte ao cliente suficiente?