Precatório TJSE: Saiba o que é e como consultar seu andamento

A consulta de precatórios federais já é comum pelos credores que precisam ter acesso às informações dos títulos a receber da União, porém essa opção também está disponível para os estados, o precatório TJSE é um deles. Quer saber como consultar os precatórios de Sergipe? Então confira tudo neste post!

 

Os precatórios do estado de Sergipe são referentes a dívidas de órgãos públicos estaduais, como a Secretaria da Educação, por exemplo. Contudo, após a expedição do precatório, o credor deve ficar atento às informações para saber quando o título será pago.

 

Assim, acompanhe a leitura e saiba como fazer a consulta precatório TJSE pela internet.

O que é precatório?

O precatório ou título como também é conhecido é uma requisição de pagamento expedida pelo judiciário, sendo utilizada para cobrar valores dos municípios, estados, Distrito Federal ou União, seus órgãos e autarquias.

 

A cobrança é referente às ações judiciais que credores moveram contra a Fazenda Pública para ressarcir diversas situações, como indenizações, salários, aposentadorias por invalidez, morte e até impostos e desapropriações.

 

O precatório é expedido e, após isso, o juiz precisa notificar e despachar o título. A partir disso, a instituição pública fica responsável pelo pagamento.

 

A ordem de pagamento de um precatório respeita a data de expedição (cronologia) e natureza. Além desses, outros fatores podem influenciar no prazo para o credor receber os valores, como:

  • Credores com doenças graves
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Pessoas com deficiência

Tipos de precatórios

Os precatórios são divididos por duas naturezas, os alimentares e não alimentares, que também são chamados de comuns.

 

Precatório TJSE alimentar: corresponde a títulos referente a pagamento de salários, indenizações e pensões por morte ou invalidez, aposentadorias. Esses títulos têm preferência no pagamento em relação ao precatório comum.

 

Importante: a preferência para idosos e doentes graves é válida apenas para precatório de natureza alimentar, essa regra  não é utilizada no título não alimentar.

 

Precatório TJSE não alimentar: corresponde a dívidas da Fazenda Pública motivadas por ações judiciais referente a tributos e indenizações.

Diferença entre precatório municipal, estadual e federal

Além de conhecer o que é e como consultar o precatório TJSE, é preciso também conhecer a diferença entre os títulos municipais, estaduais e federais.

 

Os precatórios podem ser expedidos para pagamento de dívidas das 3 esferas do governo, ou seja, municípios, estados e União, suas instituições e autarquias, sendo essa a principal diferença entre esses títulos.

 

Há outras diferenças entre o precatório municipal, estadual e federal, como:

Valor mínimo

Para ser considerado um precatório, o título precisa ter um determinado valor, que muda conforme o credor:

  • Títulos de órgãos federais: a partir de 60 salários mínimos
  • Títulos de órgãos estaduais: a partir de 40 salários mínimos
  • Títulos de órgãos municipais: a partir de 30 salários mínimos

 

Caso o título tenha valor abaixo do estabelecido por cada esfera do governo, ele passa a ser uma RPV (Requisição de Pequeno Valor), com prazo de pagamento diferenciado, geralmente são pagos em até 60 dias após a sua expedição pelo tribunal.

Prazo para pagamento do precatório

O prazo de pagamento do precatório pode variar conforme a esfera de governo e credora do título.

 

No caso dos precatórios federais, o prazo de pagamento é conforme a expedição do título, precatório expedido até 1 de julho de 2020, por exemplo, pode ser pago até 31 de dezembro de 2021. Agora se a emissão do título ocorreu em 2020, mas a partir de 2 de julho, o pagamento só é realizado em 2022.

 

Entretanto, diversos motivos podem atrasar o pagamento dos precatórios, como a crise financeira e a pandemia.

 

O pagamento dos precatórios dos estados e do Distrito Federal pode demorar de 6 meses a 2 anos.  Porém, com a PEC Emergencial há uma proposta que pretende estender o prazo de 2024 até o final de 2029. Já os precatórios municipais têm um prazo de pagamento de até 2 anos e meio, mas devido a PEC também pode sofrer atraso.

Precatório do TJSE: o que é e qual seu procedimento?

O precatório TJSE tem um procedimento conforme o estabelecido pelo estado de Sergipe. Por isso, se você é credor de algum título estadual, é necessário conhecer como é o funcionamento até o título ser pago. Acompanhe:

 

Para que o precatório do TJSE seja expedido, é necessário decisão definitiva e favorável ao credor pelo juiz de 1º grau. Após isso, é gerado o ofício precatório que é encaminhado ao Cartório de Distribuição do 2º grau, sendo feito o registro e autuação, e deve ser incluído no sistema e na Tabela Interna, depois a documentação é analisada.

 

Caso a documentação esteja completa, ocorre a expedição do ofício requisitório e a conferência. Dessa forma, o presidente do TJSE faz o procedimento necessário para verificar a hipótese de pagamento, caso o parecer seja favorável, o cálculo e atualização dos valores são realizados.

 

Para finalizar, o presidente do TJSE despacha a requisição ao órgão público que efetuará o pagamento ao credor.

Como consultar precatório do TJSE

Você pode consultar precatório TJSE por meio do portal oficial do Tribunal de Justiça de Sergipe na internet. A consulta está disponível para qualquer interessado, basta informar os dados solicitados pelo sistema.

 

 

Para fazer a consulta precatório TJSE, siga o passo passo:

  1. Primeiramente, acesse o portal oficial do Tribunal de Justiça de Sergipe na internet
  2. Na página inicial do portal oficial do TJ de Sergipe, no menu superior, opção de Consultas, clique em “Carta Precatória”
  3. Você será direcionado para a página de consulta do precatório TJSE, para continuar o procedimento, informe os seguintes dados ao sistema:
  • Nome da Parte Origem, Juízo Deprecante ou Finalidade
  • Ação
  • Local
  • Situação
  1. Após inserir todas as informações, digite o código de segurança informado na página de consulta precatório TJSE e, em seguida, clique em “Enviar”

 

Pronto, ao informar todos os dados solicitados pelo sistema do portal, o precatório TJSE fica disponível para você consultar as informações.

 

Agora que você já sabe como consultar o andamento do título, siga as nossas dicas e faça a sua consulta precatório TJSE no Portal do Tribunal de Justiça de Sergipe.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *