Todos nós já passamos por aquele momento embaraçoso em que tivemos que parar e sorrir dos nossos cachorros quando eles começam a cheirar o traseiro um do outro
É um daqueles comportamentos dos cachorros que todos os cães parecem ter, que nós, humanos, realmente não entendemos.
Afinal, nossos cães têm olfato verdadeiramente incrível, então por que será que eles cheiram as bundas uns dos outros?
POR QUE OS CÃES CHEIRAM AS BUNDAS UNS DOS OUTROS?
POR QUE OS CÃES CHEIRAM AS BUNDAS UNS DOS OUTROS?
POR QUE OS CÃES CHEIRAM AS BUNDAS UNS DOS OUTROS?
POR QUE OS CÃES CHEIRAM AS BUNDAS UNS DOS OUTROS?
POR QUE OS CÃES CHEIRAM AS BUNDAS UNS DOS OUTROS?
Comportamentos estranhos dos pets
Esses comportamentos dos cachorros podem ensinar muito aos pets.
Os cães farejam bem os traseiros uns dos outros como forma de se conhecerem, mas eles aprendem muito mais do que nós, humanos, enquanto conversam um pouco com estranhos.
Enquanto nós, humanos, podemos oferecer um aperto de mão e distribuir cartões de visita com nossos detalhes, nossos cães preferem chegar perto e pessoalmente.
Embora pensemos que enfiar o nariz na bunda de alguém pode ser uma maneira estranha de dizer olá, é perfeitamente normal e natural para os cães fazerem, e você ficaria surpreso com o quanto eles podem aprender sobre um novo amigo com esse comportamento estranho.
Todos os Cheiros
Seu cachorro cheira bundas exatamente porque é daí que vêm todos os cheiros, e não queremos dizer apenas cocô ou xixi.
Você provavelmente já ouviu falar sobre as glândulas anais e, se não tiver sorte, pode ter que drenar as glândulas de seu cão.
Essas glândulas são uma parte importante da comunicação canina e a razão pela qual os cães farejam as nádegas uns dos outros.
A glândula apócrina e a glândula sebácea situam-se em cada lado do ânus do seu cão e secretam substâncias químicas que contêm o cheiro pessoal do cão, bem como todos os tipos de informações sobre ele.
Quando outros cães cheiram suas costas, eles farejam os produtos químicos secretados por essas glândulas e todas as informações diferentes que elas contêm sobre seu cão.
Há tanta informação armazenada nesses cheiros, que um cão pode realmente dizer a idade de outro cão, seu sexo e estado reprodutivo, quão saudáveis eles são e sua dieta.
Pensa-se que um cão pode até distinguir o humor e a personalidade de outro cão a partir destes sinais fedorentos.
Além de essas glândulas enviarem todas as informações que cheiram, seu cachorro tem uma parte superpoderosa do nariz chamada órgão de Jacobson.
Ele é dedicado a cheirar esses produtos químicos e não é usado para nenhum outro tipo de cheiro.
O órgão de Jacobson tem até nervos conectados diretamente ao cérebro do seu cão, o que significa que quando eles estão farejando a bunda de outro cachorro, eles estão apenas absorvendo os produtos químicos e não se distraem com outros cheiros, como qualquer fedor de cocô deixado em suas nádegas.
Para realmente simplificar, é quase como se um cachorro tivesse um olfato totalmente separado apenas para farejar sinais químicos de outros animais e pessoas.
E seu nariz é tão poderoso que eles podem descobrir a biografia completa de outro cão apenas cheirando.
O olfato de um cachorro é 100.000 vezes melhor do que o de um humano, então não é de se admirar que nossos companheiros caninos prefiram explorar o mundo bisbilhotando e por que lutamos para compreender o quão bom são seus narizes.
Não é uma Coisa Única
Tudo tem seu próprio cheiro individual para um cachorro, mesmo algo como uma mesa terá todos os diferentes cheiros da madeira de que é feita, do verniz usado, até mesmo o cheiro de qualquer comida que você comeu nela ou de um gato que roçou nela.
Pessoas individuais, cachorros e outros animais de estimação, todos têm seu próprio aroma, que os sentidos do olfato incrivelmente fortes de um cão podem identificar, como um perfume exclusivo ou uma impressão digital fedorenta.
Isso significa que os cães podem distinguir diferentes pessoas e cães apenas pelo cheiro.
O bumbum é um dos lugares onde o cheiro do cachorro é mais forte, já que é onde ficam as glândulas anais.
A extremidade posterior também é onde outros sinais fedorentos podem ser encontrados, como vestígios de urina ou secreções vaginais.
Pode parecer nojento, mas todas essas secreções e cheiros têm cartões de visita químicos e todos estão dentro e ao redor do traseiro do seu filhote.
O que é ainda mais incrível é que um cachorro consegue se lembrar desses cheiros por muito tempo.
Portanto, um cão pode não apenas saber se já conheceu outro cão antes apenas com base no cheiro, mas também pode lembrar quem era o cão mais dominante e manterá essa memória por anos.
Farejando Humanos
Às vezes, um cachorro tenta cheirar a bunda ou a virilha de um humano e provavelmente pelo mesmo motivo que eles querem cheirar a bunda de outro cachorro.
No entanto, não é muito agradável e pode ser muito desagradável, especialmente se for o cão de um estranho.
Se seu cão tem o péssimo hábito de tentar farejar entre as pernas das pessoas, tente distraí-las e desviar sua atenção para outro lugar.
Tenha uma guloseima em suas mãos e faça com que eles façam algo positivo, como “sentar” e esperar que digam olá para a outra pessoa calmamente.
Em seguida, alimente seu cão com uma guloseima para recompensar o bom comportamento.
Clique aqui e veja acessórios para pets.
Devo deixar meu Cachorro com esse Habito
Cachorros farejar a bunda de outro cão é um comportamento perfeitamente normal e você não precisa desencorajar seu cão de fazer isso, contanto que ele seja bem-comportado.
Embora cheirar cocô ou xixi de outro cão possa acarretar um pequeno risco de seu cão contrair uma doença de um cão infectado, cheirar bundas deve ser perfeitamente seguro, desde que ambos os cães estejam saudáveis e vacinados.
No entanto, nem todo cachorro tem boas maneiras, alguns cães ficam felizes com uma cheirada rápida e depois querem seguir em frente, enquanto outros filhotes são mais vigorosos e um pouco agressivos.
Na verdade, alguns cães são alheios à fala de outros cães e podem até ser agressores.
Você deve sempre ficar de olho em ambos os cães farejando um ao outro e prestar atenção à linguagem corporal deles.
E se algum dos cães estiver ficando um pouco agressivo, é hora de colocá-los de volta na coleira e persuadi-los a se afastar.
Da mesma forma, se um cachorro começa a abaixar o rabo, achatar as orelhas, ou se afastar, ele fica desconfortável e é hora de ir embora.
Tenha um pouco mais de cuidado se houver mais de dois cães farejando um ao outro.
Como diz o ditado, três é uma multidão, e os cães são mais propensos a ficar superestimados e superexcitados quando estão em um grupo, o que pode causar nervosismo ou agressão em alguns animais.
Portanto, se você já se perguntou “por que os cães farejam bundas” e se preocupou se deveria ou não deixar seu cão ficar tão próximo e pessoal de outro cão, não tema, esses comportamentos dos cachorros é perfeitamente normal.
Quer saber mais curiosidades sobre cachorros, clique aqui.