O ultrassom é parte de um exame fundamental para pacientes que estão na luta contra a covid-19. Isso porque a ferramenta foi capaz de prever quais pacientes poderiam desenvolver um quadro mais grave em menos tempo.
A Covid é um vírus que acomete principalmente o pulmão, causando diversas complicações que podem levar o paciente à morte.
Sendo assim, acompanhar diariamente ou sequencialmente a evolução das imagens do pulmão se torna vital para que se possa entender e planejar como prosseguir nos cuidados terapêuticos dos pacientes.
Inúmeros locais utilizam a ferramenta por conta de uma vantagem em especial, que é poder fazer o exame a beira do leito.
Então, se você quer saber mais informações a respeito, continue lendo este conteúdo.
Exame de ultrassonografia ajuda contra Covid?
Logo no início da pandemia, diversos prontos-socorros e hospitais enfrentaram uma sobrecarga de pacientes. E isso pode mostrar o quão escasso é o recurso de atendimento em diversos locais.
Para que se pudesse então fazer uma análise do estado do paciente e dizer qual tinha prioridade no atendimento, os exames de imagem acabavam sendo vitais no diagnóstico.
Principalmente porque por meio dele é possível ver os problemas pulmonares que os pacientes estão apresentando.
Como o ultrassom pode ser feita sem que seja preciso mover o paciente para outro setor, ela acaba sendo uma ótima alternativa para aqueles que estão bem debilitados.
Outro ponto bom é que diferente do raio X, o ultrassom não possui radiação e ainda permite que se possa fazer diariamente exames para ver o pulmão do paciente.
Um detalhe vital também no uso do aparelho, foi quanto a ajuda aos profissionais para saber o que fazer e por onde se guiarem dado a evolução da covid.
Assim, inúmeras questões no início como, qual paciente deve ter prioridade, se ele pode ir para casa, se é preciso internar, dentre tantas outras, puderam ser auxiliadas através dos exames de imagem.
Como a ultrassonografia foi útil?
A partir dos questionamentos feitos, as equipes começaram a tomar decisões baseadas no que o exame de imagem mostrava. A solução mais útil foi o uso do ultrassom.
Isso porque, como dissemos a ferramenta possui várias vantagens como:
- Fácil mobilidade;
- Diagnóstico preciso;
- Baixo custo;
- Não invasivo;
- Reprodutível.
Assim, ficava mais fácil saber quais as chances de piora que um paciente poderia vir a ter. No prognóstico, isso foi vital para agir em pról de salvar muitas vidas.
O exame pode mostrar dentre 12 imagens como está o pulmão em detalhes. Cada imagem tem uma avaliação que ocorre de zero a três, dependendo do quão acometido o pulmão está.
Um paciente pode chegar a pontuação máxima de até 36 pontos. Assim, quanto mais pontos ele tiver, mais chance ele tem também de evoluir seu quadro de modo negativo.
Sendo assim, com o aparelho de ultrassom, os profissionais conseguem prever quais pacientes podem piorar nos próximos dias e assim, conseguem saber qual medida de ação tomar mais rápido.
Um dos poréns no uso do ultrassom é só que ela não tem como detectar lesões que se localizam de modo profundo no pulmão.
Isso porque qualquer anormalidade que aconteça precisa ir até a superfície pleural para que possam ser vistas no exame.
Em casos assim, é preciso que se faça exames de raio-x para que possa ver as pneumonias que não vão até a superfície da pleura.
Vantagens de usar o aparelho de ultrassom pulmonar
Uma das inúmeras vantagens do uso de ultrassom para pacientes de Covid-19 e suas complicações respiratórias são:
- Baixo custo em seu uso;
- Não possui radiação;
- Seguro;
- Pode usar várias vezes;
- Avaliação rápida do quadro do paciente;
- Seguimento da evolução da doença;
- Monitoramento de manobra de recrutamento;
- Guiar respostas;
- Reduz a necessidade de tomografia.
O que é a Covid-19?
A covid-19 é uma infecção respiratória aguda que provém do vírus SARS-CoV-2 que é muito grave e contagiosa.
Ele faz parte de uma grande família de vírus bem comuns em várias espécies de animais. Raramente o vírus do animal pode infectar as pessoas, mas não foi o caso do SARS-CoV-2.
O vírus começa a dar sinais de seu aparecimento com 2 ou 14 dias depois da pessoa ter sido infectada. Qualquer pessoa pode pegar o vírus e apresentar sintomas dos mais leves aos mais pesados.
Então, dentre as principais coisas sentidas pelos infectados, estão:
- Febre;
- Calafrio;
- Falta de ar;
- Fadiga;
- Dores no corpo;
- Dor de garganta;
- Dores na cabeça;
- Coriza;
- Diarreia;
- Náusea;
- Ausência de olfato.
Principais afetados pela doença
Em grande parte dos casos de Covid, os sintomas foram leves ou medianos, como se fosse uma gripe muito forte.
No entanto, outras pessoas se afetaram mais, principalmente as que estavam nos grupos de risco, que são:
- Idosos;
- Pessoas com problemas respiratórios;
- Diabéticos;
- Pessoas com câncer;
- Obesos;
- Entre outros grupos;
A doença se espalhou no mundo inteiro e somente agora é que se pode ter um controle um pouco melhor em alguns lugares por conta da vacinação.
Aqui no Brasil as vacinações começaram recentemente e parte da população se encontra imunizada pelo menos com a primeira dose.
É muito importante que a população esteja atenta a sua época de vacina pois a vacina é o único meio de fazer com que a doença não se agrave ou leve a morte caso a pessoa a pegue.
A vacina é prevenção e é fundamental não só para a proteção própria, mas para a proteção do coletivo também, visto que o vírus é transmissível.
Apesar de toda tecnologia e avanço da ciência nesse meio tempo, o melhor que se tem a fazer é continuar ainda se cuidando.
Sendo assim, use máscaras, higienize as mãos e produtos que chegam da rua para que se possa garantir sua segurança.
Conclusão
Por fim, pudemos ver então como o aparelho de ultrassom e também de raio-x podem ajudar os pacientes que se encontram com covid.
Seu uso é vital para que os profissionais tomem rápidas decisões e consigam apontar o procedimento necessário para recuperação do paciente.
Conte aqui então se você sabia que esse aparelho era tão útil assim, e não se esqueça de compartilhar esse vídeo com outras pessoas.
1 comentário
He Makes Money Online WITHOUT Traffic!
Most people believe that you need traffic to profit online…
And for the most part, they’re right!
Fact is.. 99.99% of methods require you to have traffic.
And that in itself is the problem..
Because frankly, getting traffic is a pain in the rear!
Don’t you agree?
That’s why I was excited when a good friend told me that he was profiting, but with ZERO traffic.
I didn’t believe him at first…
But after he showed me the proof, it’s certainly the real deal!
I’m curious what your thoughts are.
Click here to take a look >> https://bit.ly/3mOAfVp
Please view it before it’s taken down.