
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, a depressão grave – uma perturbação do humor que causa um sentimento persistente de tristeza e perda de interesse – é um dos problemas mentais mais comuns nos Estados Unidos.
O tratamento tradicional com medicamentos e aconselhamento psicológico são muito eficazes para a maioria das pessoas com depressão. Medicamentos como os inibidores da recaptação da serotonina ou outros são muito utilizados para isso e para tratar outros tipos de condições também (a dapoxetina, por exemplo, é muito comprada para tratar problemas de sexualidade).
Mas os tratamentos alternativos estão hoje em dia recebendo mais atenção, e os pesquisadores começam a estudar os benefícios da criatividade e do artesanato para a saúde mental.
Estudos sugerem que pintar quadros, fazer música, costurar e cozinhar podem ter os seguintes benefícios positivos para a saúde mental.
Redução da ansiedade
Ansiedade e depressão andam muitas vezes de mãos dadas.
De acordo com a Associação de Ansiedade e Depressão da América, quase metade das pessoas diagnosticadas com depressão são também diagnosticadas com um distúrbio de ansiedade.
Um estudo chamado “The Influence of Art Making on Anxiety” (A Influência da Arte na Ansiedade): Um Estudo Piloto” sugere que um pouco de tempo a trabalhar com arte pode reduzir significativamente o estado de ansiedade de uma pessoa.
Outro estudo indica que a arte permite que as pessoas esqueçam a sua condição durante algum tempo, permitindo-lhes concentrarem-se nas coisas positivas da sua vida.
Estar totalmente concentrado num projeto artesanal pode ter um efeito semelhante à meditação e pode ajudar na gestão da ansiedade e da depressão. Com isso, efeitos como o aumento da libido, melhoria nas relações humanas e mais são notáveis.
Melhoria do humor
O que os pesquisadores começam a documentar em relação ao artesanato e ao nosso estado de espírito, conhecemos instintivamente já há bastante tempo.
Um estudo sobre trabalhos manuais feitos em barro publicado na Art Therapy sugere que o manuseamento do barro é eficaz para reduzir sentimentos negativos. Outro estudo conclui que a criatividade permite às pessoas mudarem a sua perspectiva de vida, o que depois as ajuda a transformar as emoções negativas em positivas.
Aumento da felicidade
A dopamina é um químico associado a área de recompensa no seu cérebro. Entre outras coisas, proporciona sentimentos de prazer para o ajudar a iniciar ou continuar a realizar certas atividades.
Um estudo publicado no Arquivo da Psiquiatria Geral sugere que as pessoas com depressão têm falta de dopamina. A elaboração é uma forma não medicinal de estimular a dopamina, o que acaba por o fazer sentir-se feliz.
Num estudo de 3.500 tricotadores, os investigadores descobriram que 81% dos tricotadores com depressão sentiam que o tricô os fazia sentir mais felizes.
Seja criativo
Se você ou um ente querido estiver lutando contra a depressão, fale com um médico. Eles podem recomendar medicamentos ou aconselhamento psicológico. E além das recomendações tradicionais, considere a possibilidade de dedicar algum tempo a ser criativo.
Aqui estão algumas ideias:
- Junte-se a um grupo de tricô. Os membros do grupo não só podem ajudá-lo a melhorar as suas capacidades, como também podem tornar-se amigos e evitar que se sinta isolado.
- Cozinhar e decorar um bolo.
- Colorir um livro de colorir para adultos.
- Pintar um quadro.
- Fazer decorações para a casa.
- Costurar um vestido ou uma capa de almofada.
- Saia na natureza e tire algumas fotografias.
- Aprenda a tocar um instrumento.