Omnicanal para e-commerce: o que é, benefícios

Omnicanal. Você provavelmente já ouviu e leu essa palavra da moda muitas vezes. Nas suas reuniões de vendas, no seu blog de marketing favorito. De vez em quando, você mesmo pode deixar escapar a palavra.

Mas quando a palavra está em toda parte, pode ser confuso o que as pessoas realmente querem dizer com isso. Sendo um termo novo, é normal que haja alguma confusão sobre ele.

Neste post do blog, responderemos à pergunta: o que é omnichannel para e-commerce?

O que é e-commerce omnicanal?

O comércio omnicanal (ou comércio eletrônico omnicanal) é uma abordagem multicanal para vendas que se concentra em fornecer uma experiência perfeita ao cliente, seja ele comprando on-line em um dispositivo móvel, computador ou em uma loja física.

Somente quando os clientes tiverem coletado o máximo de informações possíveis de várias fontes para apoiar sua decisão de compra, eles decidirão comprar de uma empresa.

As operações omnicanal se concentram em toda a experiência do cliente, não em experiências individuais do cliente em todos os canais.

Benefícios do omnichannel no e-commerce

Melhor experiência do cliente

O que seus clientes esperam? O número um da lista é uma experiência unificada. De acordo com estudos, 9 em cada 10 consumidores desejam uma experiência omnicanal com serviço contínuo entre os métodos de comunicação.

À medida que o número de pontos de contato aumenta, aumenta também a necessidade de integração perfeita de um ponto de contato para outro.

Seja um anúncio social, um boletim informativo por e-mail, uma notificação push móvel, uma conversão com seu chatbot ou um bate-papo cara a cara com a equipe da sua loja.

Ao derrubar as barreiras entre os canais de uma empresa, o consumidor tem o poder de interagir com uma empresa de uma maneira que lhe pareça natural.

Aumento de ventas e trafego

Tornar sua estratégia de vendas omnichannel não é tão simples. Mas definitivamente valerá a pena o seu tempo e dinheiro.

Os clientes que usaram mais de 4 canais, gastam em média 9% a mais na loja em comparação com aqueles que usaram apenas um canal.

Aumento da fidelidade do cliente

Os clientes omnichannel não apenas gastam mais, mas também são mais fiéis à sua marca.

Estudos mostram que em 6 meses de uma experiência de compra omnicanal, esses clientes registraram 23% mais compras repetidas nas lojas do varejista.

Eles também foram mais propensos a recomendar a marca para familiares e amigos do que aqueles que usaram apenas um canal.

Com uma história de marca atraente, você pode parar de empurrar cupons de desconto, campanhas de meia venda e outros truques de marketing tradicionais. Concentre-se na fidelidade do cliente e sua marca estará segura.

Isso significa que uma estratégia omnichannel não apenas aumentará as vendas, mas também melhorará a fidelidade do cliente.

Melhor coleta de dados

Os varejistas que podem rastrear seus clientes em diferentes canais podem atender melhor seus consumidores com uma experiência mais personalizada.

A abordagem omnichannel permite que as empresas obtenham informações sobre como criar conteúdo e ofertas que incentivem seus clientes a se envolver mais nas compras, não apenas on-line, mas também em lojas físicas.

Mais personalização

Seus clientes esperam uma experiência personalizada em todos os canais e pontos de contato.

Os consumidores de hoje não querem apenas produtos de qualidade, eles querem que eles sejam rápidos e possam obter informações sobre eles rapidamente.

Eles querem ir ao seu site e poder pesquisar facilmente produtos, comparar preços ou ver recomendações pessoais.

Em meio a essa sobrecarga de informações, o conteúdo personalizado consegue atrair o interesse dos consumidores.

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