De onde veio o dia do orgasmo?
Em 8 de Agosto é comemorado o Dia Internacional do Orgasmo Feminino. Você sabia que o dia foi estabelecido no próprio Brasil,na cidade nordestina de Esperantina, para celebrar o direito de uma mulher atingir o clímax sexual.
Como o dia é dedicado ao orgasmo feminino, é preciso saber que ele deve ser tão importante como o dos homens. As últimas estatísticas sobre o comportamento sexual da população mundial revelaram que apenas um terço das mulheres experimenta realmente o orgasmo. E isso é muito preocupante.
Afinal, o que é um orgasmo?
Não há uma definição singular e amplamente consensual do que é um orgasmo. Uma definição mais mecânica e funcional do orgasmo é que é um relaxamento agradável da tensão sexual.
Também conhecido como clímax, um orgasmo é por vezes definido como a quarta fase de uma relação sexual, que conta com as fases de antecipação, excitação e platô.
O orgasmo é muitas vezes marcado por uma série de sensações físicas, incluindo:
- relaxamento involuntário da tensão muscular
- série de contrações musculares
- emissões de prazer verbais e auditivas
- aumento do ritmo cardíaco e respiratório
Algumas curiosidades sobre o orgasmo
Você sabia que de acordo com estudos, mais de 30% das mulheres não chegaram ao orgasmo durante o sexo. Isso significa que cerca de uma em cada três mulheres não têm orgasmos durante o ato por toda a vida. Mais de 80% das mulheres enfrentam dificuldades para obter um orgasmo apenas com a relação sexual com penetração vaginal.
A segunda curiosidade é que os orgasmos não têm que vir necessariamente com o sexo. Algumas mulheres experimentam até orgasmos espontâneos, fazendo atividades do dia-a-dia. O aumento do fluxo sanguíneo para os genitais e a vibração ou contato com o clítoris ou o relaxamento geral durante uma massagem também pode fazer com que isso aconteça.
Outra curiosidade interessante é que mulheres, assim como homens, podem ejacular. A ejaculação ocorre quando o fluido é expelido da sua abertura uretral durante o orgasmo ou a excitação sexual. A ejaculação feminina é um fluido espesso e esbranquiçado que se assemelha ao leite regado. Contém alguns dos mesmos componentes que o sémen.
Além disso, não há alguma forma de saber se uma mulher teve um orgasmo sem lhe perguntar. Algumas pessoas fazem ruídos durante um orgasmo, enquanto outras se calam. Uma pessoa que quer saber se a sua parceira teve um orgasmo pode perguntar sem problemas.
3 dicas de como chegar lá
Não tenha vergonha de explorar o seu corpo
A primeira dica para ter um orgasmo é não ter vergonha do seu próprio corpo ou do prazer que pode experimentar com ele. É a partir desse ponto que você perde o medo de experimentar e de entender como funciona o seu corpo a sós ou durante uma relação a dois. Por isso, comece treinando perder a vergonha de se tocar e de abordar o assunto da sexualidade.
Teste sex toys diferentes
Vamos tirar isso do caminho: Os orgasmos vaginais podem ser realmente agradáveis para as pessoas que conseguem experienciá-los.
Mas a crença cultural de que os orgasmos vaginais são melhores do que qualquer outro tipo de orgasmo é absolutamente mentira! Não existe uma hierarquia de orgasmos. Na realidade, o orgasmo através do clitóris é muito mais fácil de ser alcançado, já que hoje em dia existem sex toys que exploram melhor essa área.
E não falta nada para quem gosta de coisas diferentes. Desde sugador portátil até mesmo vibradores mais clássicos, o ideal é testar o que você acha mais interessante para seu caso. É assim que você pode experienciar o seu primeiro (de muitos!) orgasmo.
Teste técnicas diferentes
O ideal é ir experimentando sozinha, durante a masturbação, e depois levar até o seu parceiro o que experimentou.
Em qualquer tipo de brincadeira sexual, a comunicação é fundamental. A comunicação não só lhe permite pedir o consentimento contínuo (exigido por lei!), mas também dizer ao parceiro o que quer, como, e onde é a melhor maneira de garantir o máximo prazer. Algumas técnicas diferentes podem te render até mesmo orgasmos múltiplos!
Lembre-se, um parceiro sexual não é um leitor de mentes, mesmo que possa querer que o seja. O que você pode fazer: fale, fale, e depois fale um pouco mais sobre o assunto.
Algumas pessoas têm orgasmos mais facilmente do que outras, por isso não ter um não significa necessariamente que haja algo de errado.
Se sentir que está tendo problemas com isso ou que tem outras preocupações resultantes da falta de orgasmo, consulte um médico ou outro profissional de saúde especializado em saúde sexual.
Eles podem responder a quaisquer perguntas que possam ter e podem ser capazes de fazer algumas recomendações para melhorar sua situação.