Curiosidades Interessantes sobre o Mauricio de Souza

Todo brasileiro já deve ter ouvido falar pelo menos uma vez o nome de um dos maiores cartunistas que existem no Brasil: Maurício de Souza

Ele que, com 86 anos de idade, é empresário, escritor e cartunista de uma das mais conhecidas histórias em quadrinhos do país, A Turma da Mônica. 

Desde a estreia da Turma da Mônica, o Maurício já conquistou o coração de muitas pessoas tanto no Brasil, quanto no mundo. Afinal, o seu sucesso é mundial. Os quadrinhos foram traduzidos para o mundo todo e os personagens brasileiros ganharam a simpatia de pessoas de todo o mundo. Maurício de Souza, então, se uma referência mundial na cultura pop, popularizando o Brasil pelo mundo.

Além disso, o mesmo já produziu diversos gibis, animações, desenhos e vários produtos, como brinquedos, itens de higiene, alimentos, entre outros. 

Mas você conhece quanto sobre o Mauricio de Souza? No post de hoje, trouxemos algumas curiosidades sobre o cartunista que podem te surpreender.  

Repórter policial

Você sabia que o Maurício de Souza já foi um repórter policial? Na realidade, esse foi um dos primeiros empregos que ele teve. 

A profissão durou apenas 5 anos, onde o cartunista trabalhava como repórter policial e copidesque (aquele que revisava textos) no jornal Folha de S. Paulo. Aliás, alguns de seus desenhos já eram utilizados nas matérias do jornal como ilustrações. 

Quem foi seu primeiro personagem?

Caso te perguntassem quem foi o primeiro personagem que o Maurício de Souza criou, muito provavelmente você responderia que foi a Mônica, correto? Mas, na verdade, não foi ela, nem o Cebolinha, e muito menos o Bidu. 

O primeiro personagem criado pelo cartunista foi o Capitão Picolé, um jovem de 12 anos, que ainda estava no colégio, em Mogi das Cruzes. 

O personagem foi criado em 1947, e tem bastante semelhança com o Horácio (outro personagem de Turma da Mônica), mas em uma versão preta e branca, e com uma capa. 

O Capitão Picolé foi o primeiro personagem feito por Maurício de Souza a ganhar um nome e algumas histórias. 

Quais as suas inspirações?

Desde o início da produção de suas tirinhas, o Maurício de Souza utilizou muito de sua família, e alguns de seus amigos de infância, como inspiração para poder criar seus personagens. 

Quer um exemplo disso? Ao todo, Maurício possui um total de 10 filhos, e todos, sem exceção, serviram de inspiração para criar alguns personagens, sendo eles: Mônica, Maria Cebolinha, Magali, as gêmeas Vanda e Valéria, Professor Spada, Marina, Do Contra, Nimbus e Marcelinho. Sem dúvida, é um grande amor pela família que está envolvido. 

Suas conquistas, marcas e números

Maurício de Souza já tem 60 anos na profissão. Ele já conseguiu criar mais de 400 personagens, e teve mais de 1 bilhão de revistas vendidas. 

Outro ponto importante, é que seu trabalho é conhecido em mais de 100 países. Além disso, fora seus tradicionais gibis, Maurício de Souza ainda produz animações, criação e desenvolvimento para personagens, e já fez até produções de cinemas. Sem dúvida, é um dos maiores artistas que existe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *