Como Superar Uma Crise no Relacionamento: Dicas Essenciais

Todo namoro e todo casamento possuem altos e baixos. E quando há uma crise no relacionamento, é de suma importância parar, pensar, refletir, dialogar e agir para que o problema não se torne algo ainda maior e pior.

 

Afinal, quando você se envolve com outra pessoa e começa a se relacionar com ela, você não quer viver o tempo todo brigando e discutindo com ela, certo? Nenhum relacionamento consegue sobreviver assim durante muito tempo.

 

Por isso, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje algumas dicas essenciais para você considerar e, assim, conseguir superar uma crise em seu relacionamento.

 

Vamos lá?

Dicas essenciais para superar uma crise no relacionamento

Análise

 

A primeira dica para você superar uma crise no relacionamento, é parar e pensar, fazer uma análise completa sobre o seu namoro ou casamento, sobre o que você sente pela pessoa e sobre o que está gerando a crise.

 

Então, reflita: eu amo mesmo essa pessoa? Eu quero continuar com ela? O que tem gerado esses conflitos? Há solução? Se sim, qual ou quais seriam? Seja sincero e transparente em todas as suas respostas.

 

E se após fazer a análise, você considerar que há salvação em seu relacionamento e que vale a pena insistir nele, então é hora de passar para a próxima etapa.

Diálogo

 

Depois que fizer a análise e entender, com mais calma e detalhes, o que está acontecendo, é momento de se reunir com seu parceiro ou sua parceira, e dialogar.

 

A comunicação é algo essencial para resolver uma crise em um relacionamento.

 

E para isso, vocês devem, de fato, conversar, explicar os pontos de vista e buscar uma solução de forma harmoniosa. Criticar, ofender, gritar e “apontar o dedo”, são ações que definitivamente devem ser evitadas.

 

Você precisa falar e você precisa ouvir. E o mesmo vale para o seu companheiro ou para a sua companheira.

 

Além disso, vale ressaltar que nenhum de vocês consegue ler mentes. Então, expressem suas opiniões e seus sentimentos de maneira clara, com transparência. 

 

Busquem, de fato, compreender o que está sendo dito, e tenham empatia e paciência. Não saiam julgando e/ou interrompendo um ao outro. Isso só dificultará as coisas.

 

E dependendo da situação, admitam que erraram e/ou peçam desculpas. Não sejam orgulhosos.

Negociação e reconciliação

 

Após você e seu parceiro (ou sua parceira) conversarem, talvez seja necessário negociar algumas coisas, para que a crise seja resolvida e não volte a acontecer. 

 

Sendo assim, vocês, juntos, depois de ouvirem e entenderem o lado um do outro, precisam buscar alternativas e definir ações para resolver o problema – a menos que, durante o diálogo, vocês entenderam que o melhor a se fazer é não continuar com o relacionamento.

 

Agora, caso vocês estejam dispostos a mudar e a melhorar o relacionamento, é hora de partir para as ações e para a tão esperada reconciliação.

 

E aqui, nesta parte, existem diversas coisas que vocês podem fazer.

 

Por exemplo, vocês podem sair para fazer um jantar romântico a dois. Podem planejar uma viagem (mesmo que seja para um lugar não tão distante). Ou ainda, podem apimentar as coisas entre quatro paredes, seja em casa ou em um dos  melhores motéis de São Paulo ou da cidade onde vocês moram.

 

A sexualidade, o toque, o carinho, a química e a “chama” são extremamente importantes entre um casal, e podem dar aquele “empurrãozinho” na hora da reconciliação.

Outras dicas importantes

 

Ao seguir as dicas apresentadas até aqui, você estará no caminho certo para superar uma crise no relacionamento.

 

Agora, existem alguns outros aspectos que, tanto você quanto o seu companheiro (ou sua companheira), também precisam se atentar para ter um namoro ou um casamento saudável e sustentável…

Dica 1

 

Respeitem as diferenças. Ninguém é igual e cada pessoa tem gostos e vontades diferentes. Saibam respeitar isso. 

 

Você pode gostar mais de ir ao cinema, já o seu parceiro (ou parceira), pode gostar mais de ir ao teatro. Tudo é questão de entender, conversar e, às vezes, ceder.

 

O importante é tentar chegar a um meio termo, onde ambos estejam ganhando e se sintam satisfeitos.

Dica 2

 

Tenham cuidado com a rotina. Ter uma rotina definida é algo importante, mas quando as coisas ficam previsíveis, monótonas e “chatas”, é hora de ligar um alerta e buscar mudar isso. 

 

Sendo assim, fujam um pouco da rotina, façam surpresas, coisas novas e diferentes às vezes.

Dica 3

 

Organizem as finanças. A falta de dinheiro, além de dívidas, são situações que podem facilmente gerar uma crise no relacionamento. 

 

Por isso, conversem sobre dinheiro, sejam transparentes e busquem se organizar para que ninguém fique “no vermelho”.

Dica 4

 

Deem espaço. Apesar de vocês serem um casal, você e seu parceiro (ou sua parceira) não precisam estar o tempo todo juntos, grudados. Saibam dar espaço um ao outro quando necessário. 

 

Às vezes, você ou ele (ou ela), só precisa de um momento para pensar, para descansar. Em todo relacionamento, a autonomia e a individualidade precisam ser respeitadas.

Dica 5

 

Por fim, controlem o ciúmes. Muitas pessoas são bastante ciumentas e isso pode ser um grande problema em um relacionamento. 

 

Por isso, para evitar crises, não sejam tão ciumentos. Você não confia na pessoa com que está se relacionando?

 

Se a resposta for não, então porque você está com essa pessoa?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *