Uma subestação elétrica nada mais é do que uma forma de concentrar a energia antes de distribuí-la para dentro de uma estrutura. Ela funciona de maneira muito precisa, organizada e orquestrada para garantir que uma estrutura enorme receba energia de maneira adequada, sem que haja sobrecarga. Afinal, um simples poste de energia na rua ou mesmo um transformador básico, não dariam conta de sustentar um consumo tão elevado de energia.
Por aqui, você vai entender mais sobre a montagem de subestação elétrica, o que é e para que serve. Continue lendo.
Subestação elétrica: como funciona
A subestação elétrica serve, basicamente, para garantir que a energia chegue adequada e na tensão certa dentro de uma grande estrutura de consumo. Em uma indústria têxtil, por exemplo, é preciso que haja uma grande distribuição de energia pelos setores. Fazer isso através de uma subestação elétrica é muito mais fácil e seguro, já que é tudo controlado por ali.
Basicamente, a energia chega da distribuidora até a subestação. E a subestação fica encarregada de distribuir a energia por todos os setores, de acordo com as tensões certas. Assim não gera sobrecarga e outros problemas de segurança.
Por que a subestação elétrica é importante em empresas?
A subestação elétrica é muito importante para as empresas por inúmeras razões diferentes. Mas principalmente pelo fato de que, a partir do momento em que há uma subestação, é possível fazer a distribuição segura e de muito controle para dentro da indústria.
Além disso, a subestação pode contar com transformadores dedicados para garantir que a energia seja tratada e chegue na voltagem certa para onde ela tem que chegar.
Subestação elétrica em residenciais
A subestação elétrica em residenciais tem a mesma função que em uma indústria, por exemplo. Afinal, alguns residenciais terão uma necessidade energética muito grande pela grande quantidade de unidades. Por isso, ter uma subestação garante segurança, equilíbrio e eficiência energética.