O primeiro passo para contratar o melhor escritório de advogacia em Brasília é definir o seu objetivo, ou seja, que tipo de especialização você precisa para resolver o seu problema.
Portanto, contratar um bom escritório de advogado em Brasília pode não é uma tarefa tão simples, visto que o mercado jurídico conta com diversos profissionais com as mais diversas qualificações e, claro, treinamentos.
Além disso, vale ressaltar que a contratação do advogado deve ser feita por meio de análise criteriosa. Afinal, é um momento extremamente importante para quem busca seus direitos ou precisa se defender em algum momento.
Nesse sentido, é importante mencionar que a contratação de um profissional qualificado não é uma decisão simples, mas pode ser facilitada quando a pessoa adota a postura correta e busca os meios adequados. Mas, afinal, como contratar um escritório de advogado em Brasília?
Com essas e outras perguntas em mente para responder, preparamos este artigo. Aqui você encontra dicas simples para contratar um bom advogado, além de conhecer os passos necessários antes de tomar qualquer decisão. Quer saber mais? Continue lendo!
Dicas para contratar um escritório de advogado em Brasília
Defina sua meta
O primeiro passo para contratar um escritório de advogado em Brasília é definir o seu objetivo, que tipo de profissional você precisa para resolver o seu problema. Ao procurar o serviço, você deve procurar alguém que seja especializado na área em questão.
De modo geral, também é importante encontrar um profissional familiarizado com os tribunais e legislações locais, para melhor representar seus interesses e saber como funcionam os procedimentos a serem seguidos.
Certifique-se das qualificações do advogado
Pode parecer óbvio, mas esta etapa é muito importante. Antes de tomar qualquer decisão, informe-se sobre as qualificações e a formação dos advogados que selecionou, bem como sobre as especializações, cursos complementares e experiência profissional.
Você pode estar se perguntando: como você encontra essas informações? Pois bem, o site do OAB possui um cadastro nacional, que pode ser acessado e visualizado a qualquer momento.
Pesquise referências e recomendações
Outro ponto a seguir na hora de contratar um advogado é buscar referências e recomendações. Isso pode ser feito com a ajuda de amigos e familiares, em busca de quem já contratou um serviço jurídico.
Você também pode buscar informações nas redes sociais, no site baixe aqui entre outros lugares disponíveis para consulta na internet.
Nesse momento, você pode fazer perguntas sobre o seguinte: quem realizou o serviço; que tipo de trabalho foi solicitado; se ficaram satisfeitos com o resultado final etc.
Consulte a opinião de vários advogados
Este momento deve ser premissa em qualquer serviço ou profissão. Antes de contratar um advogado, consulte a opinião de outro profissional sobre o assunto a ser tratado ou o problema a ser resolvido.
Junto com isso, a experiência é importante na contratação de um bom advogado, portanto, certifique-se de ter a visão de dois ou mais profissionais.
Avalie as páginas da Web de advogados
Atualmente, é quase impossível avaliar um profissional sem um site ou blog. A boa notícia é que a maioria dos advogados tem uma página na web.
Portanto, procure avaliar as informações sobre sua postura profissional e a área de especialização para prestar o seu atendimento.
Para ajudá-lo a fazer isso, analise o design da página, as informações que ela contém e a frequência de publicação. O bom advogado mantém sites e blogs bem desenvolvidos para fornecer muitas informações.
O que levar em consideração na hora de contratar um escritório de advogado em Brasília?
Com certeza na hora de decidir qual profissional você vai contratar para te auxiliar em seus processos você vai querer o melhor. Mas como escolher? Como chegar a uma decisão, algumas coisas devem ser levadas em conta e te ajudarão na escolha.
Disponibilidade
Dúvidas podem surgir de acordo com o andamento do processo. É importante que o acesso ao advogado seja facilitado, afim de sanar as dúvidas, meios de comunicação podem ser utilizados como: telefone, WhatSapp, horários etc.
Linguagem simples
Os termos utilizados são comumente difíceis de interpretação para os leigos, e você não tem obrigação de entender o significado deles.
O advogado deve “traduzir” os termos jurídicos para que a conversa seja entendida pela outra parte.
O uso em demasia desses termos pode gerar ainda mais dúvidas, além de fazer o cliente se sentir envergonhado ao ponto de não perguntar o que significa.
Conhecimento do assunto
O advogado contratado precisa ter conhecimento do assunto que está sendo exposto, e se já tiver feito algum trabalho relacionado será melhor ainda.
Todos estamos sujeitos a erro, e com os advogados não é diferente, no entanto os mais experientes tendem a errar menos. Lembrando que experiência não significa o tempo de formação, e sim o número de processos parecidos com a sua causa o mesmo já atuou.
Além disso o primeiro passo para escolher um advogado é prestar atenção à sua compatibilidade psicológica. Afinal, você pode ter que se comunicar com ele sobre tópicos que são extremamente importantes para você por um período indefinido de tempo.
Será necessário, talvez, e até mais provável, confiar-lhe segredos íntimos. Bem, se um advogado combina com você como pessoa, há algo a aprender com ele, e a comunicação traz apenas alegria e novos conhecimentos.
A confiança se conquista desde o primeiro encontro com boa vontade e correção, interesse pelo negócio e pelo cliente. A consciência na condução dos processos também é obrigação do advogado: deve cumprir atempadamente, na íntegra tudo o que prometeu e cumprir os prazos legais.
Assim, um dos pontos mais importantes é o quanto se confia em um advogado! Ou seja, quando se escolhe um advogado, é o fator psicológico que é decisivo. Se você sentir algum desconforto após consultar um advogado, se tiver dúvidas sobre sua competência, entre em contato com outro advogado.
Se o advogado tratar o cliente com respeito e prestar um serviço adequado, tanto o cliente quanto o advogado ficarão satisfeitos e se beneficiarão mutuamente.
Contratar um bom escritório de advogado em Brasília pode não ser tão simples, porém é possível se você levar em consideração nossas dicas.
Espero que tenha ajudado. até a próxima!