Para muitos de nós, trabalhar em casa tornou-se a nova norma. À medida que a maneira como trabalhamos continua a evoluir, o mesmo acontece com a maneira como gerenciamos nossa nova maneira de trabalhar e os novos desafios que vêm junto com ela.
Embora possa parecer difícil avaliar-se constantemente durante esse período de transformação, não evite melhorar seu desempenho no trabalho até a avaliação de desempenho anual ou, pior ainda, até que seu chefe traga o assunto à tona.
Focar na melhoria contínua de suas habilidades e se esforçar para aprender coisas novas é uma ótima maneira de aumentar sua confiança e ajudá-lo a se tornar a melhor versão de si mesmo tanto no trabalho quanto em casa.
Se você descobriu que está lutando contra a produtividade ou tendo problemas para gerenciar seu tempo, aqui estão 10 dicas que o ajudarão a melhorar seu desempenho no trabalho e capacitar o desenvolvimento profissional.
10 dicas para melhorar seu desempenho no trabalho
1. Defina marcos
Temos uma tendência natural de almejar as estrelas e estabelecer metas desafiadoras.
É normal ser ousado ao definir metas para melhorar o desempenho no trabalho. O problema é que grandes projetos podem se tornar opressores. Definir marcos pode ajudá-lo a atingir esses objetivos lunáticos, sejam eles pessoais, profissionais ou ambos.
Ao dividir esses grandes projetos pessoais e profissionais em objetivos menores, você ficará motivado a cada vitória que conquistar.
Definir métricas de sucesso individuais para analisar seu objetivo também é muito útil para manter o moral e os níveis de energia elevados.
Acompanhe o seu progresso, permita-se desfrutar do seu sucesso (por menor que seja) e compartilhe-o com sua equipe.
2. Planeje, organize e priorize
O planejamento de sua programação diária e a organização e priorização de tarefas ou metas são essenciais para melhorar o desempenho no trabalho.
Ao fazer sua lista de tarefas, seja razoável e alcançável. É muito melhor estabelecer metas realistas e superação do que o contrário.
Fazer um plano detalhado com antecedência também é muito útil para identificar quais tarefas você pode adiar para tarefas mais urgentes e valiosas e quais você pode deixar de lado sem afetar o resultado.
Após o planejamento, organize seu trabalho dividindo grandes projetos em tarefas menores e estabeleça uma data de vencimento e status de prioridade para cada um.
Em seguida, priorize seu trabalho combinando as tarefas mais urgentes e essenciais, depois leve em consideração quanto tempo levará para terminar cada uma.
Não teve tempo para fazer uma tarefa? Use essas dicas para definir sua programação para o dia seguinte. Aqui estão dois artigos sobre como priorizar tarefas e como estimar o tempo necessário para concluir as tarefas com mais eficiência.
Dica de ouro: para poder priorizar tarefas e gerenciar sua lista de tarefas com eficácia, é importante aprender a delegar e dizer “não” às tarefas que podem prejudicar o seu progresso.
3. Mantenha o foco e evite distrações
Os profissionais mais produtivos do mundo consideram as distrações o inimigo número um da produtividade.
Nunca perca de vista seus objetivos. Sempre que você se sentir tentado a verificar seu feed do Facebook ou assistir a seus canais favoritos do YouTube, lembre-se do que está em jogo.
Concentre-se em dar um passo de cada vez e concluir a tarefa anterior antes de iniciar uma nova. Confira este artigo para um mergulho profundo sobre como evitar distrações no trabalho.
4. Aprenda a gerenciar interrupções
Você sabe quantas vezes você é interrompido em um dia? Segundo diversos estudos, estima-se que os trabalhadores sejam interrompidos a cada 6 a 12 minutos.
As interrupções vêm de várias formas e aprender como evitá-las é vital para melhorar o desempenho no trabalho.
De fato, as interrupções constantes podem fazer com que você perca o foco e desperdice o tempo que alocou anteriormente para uma tarefa, aumentando o risco de atrasar o prazo.
5. Evite multitarefa
A maioria das pessoas afirma ser especialista em multitarefa, mas a única coisa que a multitarefa realmente faz é comprometer a qualidade do trabalho.
Embora pareça que a multitarefa permite que você faça mais, na verdade, ela faz exatamente o oposto. Sempre que você começar a trabalhar em mais de uma coisa por vez, dê um passo para trás e determine qual tarefa é mais importante e concentre-se inteiramente nela. Trabalhar em uma tarefa por vez torna você mais rápido, menos estressado e menos sujeito a cometer erros.
6. Não deixe as coisas pela metade
Muito provavelmente, isso é uma consequência de tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo (e outra coisa da qual sou culpado).
Tente se lembrar de quantos projetos você começou apenas para abandoná-los logo depois: resoluções de ano novo, dietas, um novo esporte ou hobby.
Eles são todos ótimos por um tempo, e então começam a cair direto de volta para sua lista de tarefas pendentes. Não deixe isso acontecer.
Depois de iniciar uma tarefa, tente ver até o fim. Mantenha-se motivado registrando todos os projetos que você concluiu e recompense-se por cada um.
7. Leia algo novo todos os dias
A mudança está acontecendo o tempo todo, ao nosso redor. Ler é a melhor maneira de aprender sobre novas ferramentas, tendências e tecnologias que afetam sua empresa ou setor, e uma ótima maneira de acompanhar a concorrência.
Dica de ouro: tente ler pelo menos um artigo relevante sobre o seu setor todos os dias.
8. Comunique-se com eficácia
Seja você um gerente ou não, tenha como objetivo final estabelecer um canal de comunicação consistente entre os membros da sua equipe.
A comunicação eficaz no trabalho pode assumir as seguintes formas:
Avaliar o seu desempenho no trabalho com frequência para manter seus objetivos e responsabilidades em mente sempre que precisar tomar uma decisão.
Criar uma solução conversando com seus colegas e ouvindo ativamente o que eles têm a dizer.
Certificar-se de que todos conheçam suas opiniões é importante ao debater maneiras novas e aprimoradas de obter melhores resultados.
Dica de ouro: a comunicação é uma via de mão dupla. Sempre que você estiver se sentindo inseguro ou confuso sobre alguma coisa, pergunte a alguém.
9. Reconheça seus pontos fracos
Não há como uma pessoa ser boa em tudo. Todos nós temos pontos fortes e fracos. A grande vantagem de reconhecer seus pontos fracos é que você é capaz de identificar oportunidades de melhoria.
Mesmo que você sempre possa encontrar coisas para melhorar, concentre-se em identificar as coisas que estão diminuindo seu desempenho no trabalho e trabalhe continuamente para melhorá-las.
Não se contente com “muito bem” quando você pode alcançar “incrível”. Leia, aprenda, ouça. Faça o que puder para ser a melhor versão de si mesmo todos os dias.
10. Faça uma pausa quando precisar
Admitir que você precisa de uma pausa não é uma fraqueza, apenas significa que você está ciente de suas limitações e é sábio o suficiente para admitir isso.
Os níveis de estresse e esgotamento estão aumentando em taxas alarmantes. Não adianta ninguém continuar se esforçando depois de atingir seu limite.
Sua produtividade será prejudicada e você ficará ainda mais estressado por ter um desempenho insatisfatório e assim por diante. Este é um ciclo vicioso no qual você não quer ficar preso.
O tempo de descanso é tão importante para o seu desenvolvimento profissional quanto qualquer outro aspecto. Desligue o computador, vá passar um fim de semana fora, mude de cenário e lembre-se sempre de manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e a pessoal.
1 Trackback or Pingback