O seguro de vida é algo que pode trazer benefícios e tranquilidade para sua família. Com ele, caso o segurado venha a falecer ou não possa trabalhar por conta de alguma doença ou acidente, a sua família continuará tendo o sustento garantido por um tempo.
Esse recurso ainda não é muito utilizado no Brasil, onde menos de 20% da população o possui. Mas pagar o preço do seguro de vida vale muito a pena. Vamos ver a seguir como funciona um seguro de vida, quais os seus tipos e para que ele serve.
Seguro de vida: o que é?
Você já deve ter ouvido falar de seguro residencial ou seguro de veículo. O objetivo destes seguros é garantir a segurança desses bens, e caso aconteça alguma coisa com eles, a seguradora se compromete a arcar com os prejuízos.
O seguro de vida funciona da mesma forma, mas o que será protegido aqui é a segurança financeira sua e da sua família. Sendo assim, ao pagar o preço do seguro de vida, o segurado garante a estabilidade financeira da sua família, caso ele venha falecer ou não possa trabalhar por um tempo.
Como o seguro de vida funciona?
O seguro de vida funciona da mesma forma que os outros seguros. Você irá dizer quais as suas necessidades, e então a seguradora irá lhe oferecer um contrato que as atenda. Ao assinar o contrato, você se compromete a pagar o preço do seguro de vida, mensal ou anualmente, e a seguradora dará uma indenização para você ou os seus beneficiários caso aconteça algo com a sua vida.
Falar sobre o preço do seguro de vida ainda é um problema para algumas pessoas, pois elas acreditam que ele está relacionado apenas à morte. Mas na verdade não é bem assim, pois o seguro também serve para outras situações.
Para que serve?
Isso vai depender do que foi incluído no contrato, mas ao pagar o preço do seguro de vida, além da principal cobertura em caso de falecimento, o segurado pode receber indenizações por invalidez temporária ou permanente e também ter cobertura em caso de alguma doença grave como AVC, câncer ou infarto.
Quais os tipos de seguro de vida?
Existem 4 tipos de seguro de vida. No plano individual, apenas uma pessoa recebe cobertura, enquanto no familiar, o segurado estende os benefícios para a sua esposa, filhos ou outros membros da família.
Já no plano resgatável, é possível escolher por quanto tempo você irá pagar o preço do seguro de vida, tendo a possibilidade de receber de volta todo valor que pagou, quando chegar o fim do contrato. Também há o seguro em grupo, que é muito comum em empresas, onde várias pessoas podem pagar o preço do seguro de vida e ter direito então à cobertura.
Por que é importante ter um seguro de vida?
A morte de alguém é algo muito complicado de se lidar e pode acabar afetando a família financeiramente. Com o seguro de vida, a família do segurado consegue manter a estabilidade financeira por um tempo.
Além disso, caso o segurado fique doente ou sofra algum tipo de acidente, é possível então acionar o seguro de vida, e mesmo que fique sem poder trabalhar por um tempo, será possível manter a sua família financeiramente.
Como contratar um seguro de vida?
Você pode contratar um seguro de vida entrando em contato com uma seguradora, como a BB Seguros. Você deve informar qual cobertura deseja ter no seu seguro e começar a pagar o preço do seguro de vida, para ter acesso a todos os benefícios.
Podemos concluir que o seguro de vida é algo que irá trazer mais tranquilidade e estabilidade para você e sua família.