Aquecimento: como se aquecer corretamente antes de se exercitar

O aquecimento é um dos hábitos que devemos sempre incorporar antes do exercício, e até mesmo como parte dele, pois além de evitar possíveis lesões, nos ajudará a ativar nosso corpo para o esforço posterior.

A melhor maneira de evitar lesões esportivas é se aquecer adequadamente na academia. 

Dedicar alguns minutos às atividades cardiovasculares aumenta o desempenho do corpo.

Além disso, é importante incluir algumas sessões de alongamento antes de realizar os exercícios.

O período de aquecimento geralmente é levado de forma leve, especialmente quando vamos à academia depois do meio-dia. Isso ocorre porque as pessoas acreditam que o corpo está ativo para iniciar o exercício.

Recomenda-se que antes de cada rotina de treino, o corpo seja preparado com exercícios simples. Os benefícios do aquecimento incluem ativação do sistema cardiovascular, aumento da capacidade respiratória e aceleração da circulação.

Alongar ou aquecer

Alongamento e aquecimento não são duas atividades substitutas uma da outra; o ideal é combiná-los na rotina de início dos treinos. 

No entanto, existem disciplinas em que o alongamento pode ser contraproducente porque diminui a força muscular.

Não é recomendado alongar quando o músculo está completamente inerte ou muito quente; é aconselhável esperar o corpo aquecer para fazer alongamentos leves; e, em seguida, continue com a rotina de aquecimento.

 Alongar um músculo muito quente pode causar lágrimas.

O alongamento não deve ser forçado ou excessivo, pois pode causar lesões. 

Se os exercícios de aquecimento forem progressivos em intensidade, não haverá necessidade de alongamento. 

No entanto, é importante que ao final da rotina de treino você dedique de 10 a 15 minutos para alongar.

Como aquecer corretamente

Todo atleta deve saber como se aquecer corretamente antes de se exercitar.

Nosso aquecimento deve ser progressivo e nunca se cansar antes de iniciar o exercício para o qual estamos nos preparando.

Intensidade baixa a média. O treino de aquecimento deve ser progressivo e começar leve, aumentando a intensidade sem chegar à fadiga. O ideal é fazê-lo com exercícios cardiovasculares como jogging ou ciclismo. 

Apenas 15 minutos. Como esta é uma rotina de aquecimento, você deve evitar cansar muito o corpo, caso contrário, o treinamento real não terá o desempenho esperado. Portanto, o aquecimento não deve exceder 20 minutos. 

O aquecimento correto também tem a ver com o clima e a hora do dia. Nas estações frias, o treino deve durar mais tempo, como se fosse feito logo cedo.

Isso ocorre porque o corpo está em repouso há muito tempo e precisará de mais minutos para ativar.

A idade também é um fator determinante na análise de como se aquecer corretamente.

A principal razão é que as pessoas mais velhas são mais propensas a lesões porque os músculos perdem elasticidade. 

A regra é que quanto mais velho você for, mais longo deve ser o seu aquecimento.

Comece a rotina imediatamente. Terminado o período de aquecimento, você deve retornar à sessão de exercícios imediatamente, sem espera ou tempo de descanso. 

Caso contrário, o organismo relaxará, o aquecimento será perdido e o corpo ficará lento e pesado.

Exercícios para aquecer corretamente

Treino de academia

A maneira mais eficaz de treinar é fazer alguns minutos de cardio na esteira. O aquecimento deve durar entre 15 e 20 minutos com intervalos de intensidade a cada 5 ou 8 minutos. 

A intensidade pode ocorrer com o aumento da velocidade ou com a inclinação da máquina, desde que não seja um esforço excessivo.

A esteira é uma ótima ferramenta para o aquecimento antes do exercício.

Treinamento ao ar livre

Ao treinar ao ar livre , a melhor maneira de se aquecer é com uma sessão de corrida leve de 15 minutos. 

O jogging também pode ser substituído por uma caminhada rápida ou rápida.

Assim como na academia, os exercícios de aquecimento devem aumentar de intensidade até que o tempo acabe.

Ao treinar ao ar livre, a melhor maneira de se aquecer é com uma sessão de corrida leve de 15 minutos.

Correr em intensidade média é uma das melhores maneiras de nosso corpo acelerar o ritmo do treino.

Treinar com disciplina

Em geral, os aquecimentos para as disciplinas consistem em realizar o esporte com menor intensidade do que um exercício regular. 

Ou seja, se for nadar, a melhor forma de se aquecer é fazendo alguns metros de piscina. No caso do futebol, por exemplo, algumas voltas no campo ajudam a aquecer.

Terminado o treino, é importante dar tempo ao corpo para se recuperar pouco a pouco. 

Um descanso imediato ou um alongamento súbito pode causar lesões e também cãibras, se foi realizada atividade excessiva, fazer uma caminhada sem pressa é uma boa opção.

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