5 Dicas para praticar diariamente a meditação

Já tentou adquirir um novo hábito ou ensinar a si próprio uma nova habilidade? É provável que tenha percebido desde cedo que a prática diária é a chave do sucesso. Bem, isso também é verdade para a meditação.

 

É importante meditar diariamente porque se cultiva um hábito. A maioria das pessoas não nota imediatamente os efeitos positivos, por isso precisa de uma prática diária para começar a ver os frutos do seu trabalho.

 

Iniciar uma prática de meditação diária pode ser difícil, mas a maioria das pessoas acha que é mais fácil uma vez que começam a reparar em alguns dos seus muitos benefícios. E os benefícios vão desde acabar com a ansiedade até ter uma vida sexual melhor. Que tal experimentar a meditação no lugar de comprar o viagra?

 

Ainda tem dúvidas se pode fazer da meditação parte da sua vida? É absolutamente possível, e estas sete dicas para o sucesso podem ajudar.

Comece pequeno

Embora a meditação diária seja um grande objetivo, não é necessário pular logo para os 30 minutos (ou mais) todos os dias que vai te ajudar.

 

Cinco minutos, três vezes por semana

Recomenda-se que os principiantes comecem com cinco minutos de meditação guiada, três vezes por semana, e aumentem lentamente os minutos à medida que a meditação se torna uma parte consistente da sua rotina.

 

No início, pode não se sentir muito atento ou calmo. Pode não se sentir de todo relaxado. Mas tudo bem. Basta fazer com que seja um objetivo levar cinco minutos para sentar-se com os seus pensamentos. Seja curioso acerca deles, mas não os force.

 

Se nunca chegar aos 30 minutos por dia, não se preocupe – meditar durante 10 ou 15 minutos todos os dias oferece benefícios.

Experimente um app de meditação ou podcast

Ainda se sente um pouco incerto sobre como se deve meditar?

 

Quando em dúvida, recorra ao seu smartphone. Hoje em dia há apps para a maioria das coisas, e a meditação não é exceção.

 

Os apps, muitos dos quais são gratuitos, podem começar com meditações guiadas. Uma meditação guiada pode ajudar a despertar a mente ativa de volta ao momento presente.

 

Também pode utilizar aplicações para:

 

  • meditações para diferentes situações
  • sons calmantes
  • exercícios respiratórios
  • podcasts
  • ferramentas e gráficos para o ajudar a aprender mais sobre meditação

 

Também pode personalizar o aplicativo para seguir o seu progresso e mudar a sua abordagem de meditação com base no seu estado de espírito atual.

 

Alguns apps populares incluem Sattva, Headspace e Ten Percent Happier.

 

Mantenha-se assim

Demora tempo para formar um novo hábito, por isso não se preocupe se a meditação não parecer dar certo para você no início.

 

Em vez de procurar razões pelas quais não pode continuar, explore quaisquer dificuldades que esteja tendo com curiosidade e uma mente aberta. Os desafios que enfrenta durante a meditação podem guiá-lo para uma prática mais bem sucedida.

 

Se se distrair facilmente, pergunte-se porquê. Sente-se desconfortável? Cansado? Aborrecido? Aceite estas emoções e faça mudanças em conformidade – elas te dão uma visão valiosa. Talvez escolha uma posição diferente, ou tente meditar mais cedo no dia.

 

Aprender a praticar a aceitação e a curiosidade na meditação pode ajudá-lo a traduzir mais facilmente estes sentimentos para a sua vida diária.

 

Isto pode ajudá-lo a ter uma maior facilidade em cultivar a consciência numa base regular.

 

Pense desta forma: Se começar a meditar quando se sentir ansioso e aborrecido, poderá sentir-se um pouco melhor. Mas se mantiver uma prática de meditação regular, poderá descobrir que tem mais facilidade em gerir o seu estresse antes que as suas emoções o dominem.

 

Saber quando não está funcionando

Pode não se perceber imediatamente os benefícios da meditação. Isso é completamente normal. E não importa há quanto tempo pratica, a sua mente ainda pode vaguear de tempos a tempos. Isso também é normal.

 

Nenhuma destas coisas significa que não se pode ter sucesso com a meditação. Reconhecer quando a sua mente vagueia é de fato uma coisa boa – significa que está a desenvolver consciência. Quando isto acontece, basta reorientar-se suavemente. Com uma prática de meditação constante, normalmente começará a ver benefícios com o tempo.

 

Dito isto, é importante reconhecer quando a meditação faz mais mal do que bem. Embora a meditação ajuda a aliviar os sintomas de saúde mental para muitas pessoas e até deixar hábitos ruins como se livrar da pornografia, nem todos a consideram útil, mesmo com uma prática regular. 

 

Não é super comum, mas algumas pessoas relatam que a meditação aumenta os sentimentos de depressão, ansiedade, ou pânico. Se a meditação consistentemente o faz sentir-se pior, talvez queira obter orientação de um terapeuta antes de continuar.

 

Comece

Pronto para dar uma oportunidade à meditação diária?

 

Aqui está uma meditação simples para começar:

 

  • Encontre um local confortável onde possa relaxar.
  • Defina um temporizador de três a cinco minutos.
  • Comece por se concentrar na sua respiração. Repare na sensação de cada inalação e exalação. Respire lenta e profundamente, de uma forma que pareça natural.
  • Assim que os seus pensamentos começarem a vaguear, reconheça os pensamentos que surgem, deixe-os ir, e volte a concentrar-se na sua respiração. Não se preocupe se isto continuar a acontecer
  • Quando o seu tempo acabar, abra os seus olhos. Preste atenção ao seu ambiente, ao seu corpo, aos seus sentimentos. Poderá sentir-se diferente, poderá não se sentir. Mas com o tempo, provavelmente notará que se tornará mais atento à sua própria experiência, bem como ao seu ambiente circundante. Estes sentimentos perduram muito depois de terminar a meditação.

 

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